domingo, 19 de dezembro de 2010

Então é Natal...

O que dizer sobre essa data? Sei que muitos gostam e que muitos odeiam.

Já ouvi diversos argumentos contra o natal. Dizem que é uma data cheia de hipocrisia. Dizem que era uma festa pagã e que nós cristãos não deveríamos comemorar. Dizem que é a época do ano em que mais ocorrem mortes. Enfim, o natal se torna o "mal".

O que é o natal? O natal em sua origem é uma festa pagã, conhecida como solstício de inverno. Comemorada por vários povos e crenças, que festejam basicamente a vitória da luz sobre as trevas ou o Reinado do Deus Sol. Com o crescimento do cristianismo e a conversão dos povos pagãos, houve uma adaptação, e então o solstício de inverno passou a ter um novo significado e um novo nome, embora o significado não tenha mudado tanto assim.

Por que não muda o significado?

Simples. Por mais que as crenças de outros povos tenham a ver com deuses feitos por mãos humanas, o que eles comemoravam não deixa de ser algo bom. Afinal, Cristo é a Estrela da Manhã, e o Seu nascimento simbolizou o início da vitória da luz sobre as trevas.

Se formos eliminar todos os ritos pagãos que foram incorporados ao cristianismo, muito daquilo que é base de fé para alguns, simplesmente desapareceria.

E se você ainda está obstinado em não comemorar o Natal, me desculpe, mas é por pura besteira. Olhe as crianças. Elas adoram o Natal. Eu já não acho tanta graça assim no Natal, mas as crianças adoram o clima e adoram os presentes que recebem, e isso me alegra. Saber que em muitos lares naquele dia a família está reunida a mesa, é lindo demais. E não importa se ali surgem discussões, porque quando estamos juntos, surgem as diferenças. O que importa é o clima de união que o Natal proporciona. O que importa é o sorriso no rosto de uma criança. E para alcançarmos a Eternidade, temos que ser como criança.

Vamos comemorar o Natal. O nascimento da luz do amor, que venceu as trevas do rancor, da culpa e do pecado, na cruz do Calvário.

Torçamos para que o clima de natal permaneça em nós durante o ano todo.

Vamos ajudar aqueles que estão ao nosso redor e não poderão comemorar o Natal por falta de pão. Vamos abrir o sorriso no rosto de uma criança, nem que seja com um brinquedo de R$ 1,99.


Que possamos no dia 25 dizer:

"Feliz Natal! Feliz dia da Estrela da Manhã."

Você pode continuar achando isso tudo uma grande besteira, uma grande hipocrisia, mas creio que aqueles que odeiam o Natal são menos felizes.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sem título

O mundo caminha para o abismo. Você vê pai se levantando contra filho e vice versa. Você vê a família sendo destruída e aquilo que era abominação se tornando algo normal. As pessoas cada vez mais egoístas, pensando somente em si.

Aqueles que deveriam desejar a Eternidade apaixonaram-se por esse mundo. Desejamos as coisas terrenas e queremos o reconhecimento das nossas “boas obras” nessa Terra. E eu falo “nós”, porque me incluo nisso tudo. Chega de acusar os outros. Vamos fazer como Daniel:

“E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;

Pecamos, e cometemos iniqüidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;

E não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra.” Daniel 9: 4-6.

E surge a grande pergunta:

“O que faremos para mudar esse mundo?”

Não mudaremos o mundo. A Terra já tem o seu fim decretado.

Não devemos fazer as coisas para mudar o mundo. Devemos fazer porque amamos e não desejamos que nenhuma alma se perca, como Deus não quer.

Não devo estender a mão ao próximo porque é um mandamento. Devo estender a mão ao próximo porque o amo. Devo ajudar os necessitados por não tolerar a injustiça e não por um galardão no céu. Devo apregoar o nome de Cristo para que as pessoas conheçam o amor encarnado, e não para ser reconhecido por Deus. O reconhecimento virá se eu não fizer para receber o reconhecimento.

A obra de Deus tem que ser feita por amor.

O que te motiva a fazer a obra dEle? Fama? Galardão? Reconhecimento divino? Culpa? Mandamento?

Aquilo que te motiva a fazer é essencial.

Tudo passa nessa vida, menos a fé, a esperança e o amor. E o amor é maior que tudo.

Quando compreendermos o motivo pelo qual fazemos, então estaremos perto de entender o que O levou a entregar o seu próprio Filho. Mas só se o que fazemos é por amor.

Nossas atitudes falam sobre quem somos aos homens, mas o que nos motiva fala á Deus.

Enquanto a nossa motivação estiver errada, as coisas tendem a piorar.

Vamos mudar o mundo, o nosso mundo. Começando a mudança pela nossa motivação.