domingo, 31 de outubro de 2010

Críticos e Líderes

Estava eu assistindo ao capítulo 4 da 10ª temporada de Smalville (a história do Superman quando jovem) quando me deparei com uma frase que me fez pensar. A frase é a seguinte:

"Essa geração blogueira, onde todos são críticos e não líderes"

Sim, isso me fez refletir sobre a nossa geração e a acomodação que a tecnologia nos traz.

Vivemos em um mundo onde tudo está ao alcance de um clique. Você pode fazer "tudo" sem levantar a bunda da cadeira. Maravilhoso, não é? Até certo ponto sim. É muito bom você ter a oportunidade de fazer algo que com certeza sem a internet seria impossível. É muito bom ter acesso instantâneo sobre notícias e as coisas que rolam ao redor do mundo. O grande problema é que sempre existe algo negativo nas coisas.

A nossa jovem geração é crítica ao extremo, mas não faz algo para mudar a situação.

Criticamos, criticamos e criticamos. Álias, existem pessoas que fazem isso pela manhã, pela tarde e pela noite. Criticam até aquilo que não merece crítica. Ficam procurando pêlo em ovo para ser a voz da verdade e da razão.

"Todos estão errados, menos eu" é o pensamento da nossa geração, ainda que no subconsciente.

Vivemos criticando aquilo que homens fazem (as vezes com boa vontade, as vezes por interesse), mas não movemos uma palha, nem que seja por interesse. Sabe aquela frase sobre o crítico musical que diz:

"O crítico musical é só um músico frustrado"

Pois bem, eu pensava que ela se aplicava a geração atual, até começar a escrever esse pequeno texto, pois a atual geração não é de líderes frustrados. Isso mesmo que você está lendo, não somos líderes frustrados, pois nem líderes tentamos ser.

Não, não queremos mudar o mundo, mas apenas criticar aqueles que tentam, pelo simples prazer de vê-los tropeçar ou desistir do que estão fazendo. Torcemos para as coisas não darem certo e vibramos quando elas não dão.

Você que está lendo isso, sabe que as coisas funcionam assim. Você pode negar o quanto quiser e me xingar pelo que estou escrevendo, mas lá no fundo você sabe que é assim como relatei.

Há tempo para mudar, há tempo para deixar de ser crítico e se tornar um líder. O crítico no máximo é reconhecido como um bom crítico, mas o líder, mesmo que sofra as mais duras críticas, será sempre admirado por tentar fazer algo e poderá inclusive criticar sem dedos apontando para ele dizendo "Quem é você para criticar? Você não faz nada".

Não usei nenhuma passagem bíblica, mas poderia citar aqui Lucas 9:49-50, Mateus 7:1-5, Lucas 6:6-11, entre outras passagens que retratam bem essa questão.

Você pode mudar, basta querer. Saia da zona de conforto da crítica e avance, cresça e se torne um líder. Mude o mundo ou morra tentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário