domingo, 19 de setembro de 2010

Eleição

Estamos em época de eleições e os evangélicos, como parte significativa da população, volta sua atenção para o pleito eleitoral.

Sempre achei que os evangélicos deveriam se empenhar mais nas questões políticas, afinal, o máximo que se permitiam fazer é indicar deputados.

Eis que o número de evangélicos aumenta consideravelmente e nessa eleição começaram a se mobilizar, mas essa mobilização está ocorrendo de maneira errada. Os evangélicos brasileiros parecem os nossos irmãos americanos de direita, que demonizam os Democratas e o Comunismo e se esquecem que a Direita e o Capitalismo são terríveis e cruéis, de igual modo.

Os evangélicos brasileiros, por força da opinião de um pastor Batista, estão espalhando vídeos e emails na internet sobre a candidata do PT, Dilma Rosseuff, dizendo que ela irá instituir o casamento gay e o aborto e por isso não devemos votar nela.

Vamos ver realmente a posição dos candidatos sobre isso.

Dilma

Casamento gay: “Sou a favor da união civil. Acho que a questão do casamento é religiosa (…). Direitos civis básicos, direito à herança e a receber a aposentadoria do parceiro, são direitos civis e devem ser reconhecidos de forma civil”

Aborto: “Sempre digo uma coisa: não acredito que tenha uma mulher que seja a favor do aborto. “É uma coisa esquisitíssima, absurda supor que uma mulher seja a favor do aborto, disse, e completou: “Temos uma legislação no Brasil sobre essa questão e sou a favor de mantê-la. O que acho é que mulheres enquadradas naquela situação têm direito de fazer na rede pública, e se tem de tornar isso acessível. Senão fica a seguinte situação: mulheres ricas têm acesso a clínicas, mulheres pobres usam a agulha de tricô”.

Serra

Casamento gay: "Sou a favor da União civil". “Tem tanto problema grave de crianças abandonadas no Brasil. Isso vale para qualquer tipo de casal, qualquer tipo de pessoa. Não vejo por que não aprovar isso”

Aborto: “Liberar o aborto criaria uma verdadeira carnificina no país”.

Marina

Casamento gay: “O casamento é uma instituição entre pessoas de sexos diferentes, uma instituição que foi pensada há milhares de anos para essa finalidade.

"(...) Eu ainda não tenho opinião (...) seja um casal homossexual, seja um casal hétero, seja o que for, vai sempre passar por uma avaliação técnica e obviamente que não sou eu que tenho competência para fazer essa avaliação técnica"


Aborto: "(...) Eu não faria um aborto e não advogo em favor dele, mas reconheço que existem argumentos relevantes dos dois lados da discussão(...) considero que uma questão tão complexa e importante como essa deve ser decidida diretamente pela sociedade, por meio de um plebiscito."


Como diz a própria Marina Silva, vamos parar de demonizar esse ou aquele partido ou candidato, pois como você pode perceber, os três tem opiniões parecidas sobre esses temas.

Fontes:

http://www.acessemed.com.br/v1/2010/08/20/aborto-e-uniao-homoafetiva-o-que-pensam-os-candidatos-a-presidencia-da-republica/

http://www.minhamarina.org.br/perguntas_frequentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário