sábado, 24 de janeiro de 2009

A padronização de Deus

"Deus age assim"

Umas das coisas mais comuns no ser humano é a padronização de Deus, segundo o que se entende sobre Ele: "Deus faz dessa maneira", isso é o que muitas vezes pensamos não aceitando que Ele faça de outra maneira. "Ele precisa fazer desse jeito, afinal, esse é o padrão dEle", pensamos.

O maior erro que podemos cometer na busca por entender Deus é querer padronizar o Seu comportamento. Álias, eu acredito ser a maior perda de tempo buscar entender aquilo que não é pra entender, no caso Deus. Nunca vou entende-lO, afinal Ele é Deus e a sua sabedoria é maior que o Universo e como o próprio Paulo diz, " a sabedoria deste mundo é loucura para Deus". Por esse motivo não entendo muito bem o que a teologia necessariamente me acrescentaria, mas não é sobre isso o assunto do post.

A realidade é que Deus não tem um comportamento padrão. É só observar a bíblia e verificar Deus agindo de várias e diversas maneiras e muitas vezes parece se contradizer.

Se observarmos os amigos de Jó então, cada um tinha uma visão diferente acerca de Deus. E Deus disse para eles "vocês não me conhecem, álias, vocês falaram o que não era reto sobre mim"(Jó 42:7).

Não padronizem Deus.

Um comentário: